Aumento do Bolsa Família 2022: Novo Valor e Reajuste

Está previsto um Aumento do Bolsa Família 2022. O programa é destinado a famílias de baixa renda, e um reajuste se fez necessário diante da crise desencadeada pela pandemia, já que muitas famílias tiveram suas rendas reduzidas.

Para entender mais obre o valor do reajuste é preciso, primeiro, entender como funciona o programa e qual é o valor pago atualmente para as famílias beneficiadas.

Aumento do Bolsa Família 2022
Aumento do Bolsa Família 2022

Valor do Reajuste

O Bolsa Família 2022 pode ser pago de duas maneiras: pelo Benefício Básico ou pelo Benefício Variável. Entenda como funcionam na explicação a seguir:

  • Benefício Básico: 89 reais mensais;
  • Benefício variável: 41 reais mensais depositados para famílias com gestantes e/ ou crianças e adolescentes na família. Nesse caso o valor pode ser acumulado até 205 reais, ou seja, 5 benefícios concedidos a um mesmo grupo familiar por mês;

No Brasil é entendido que famílias miseráveis são aquelas cuja renda per capita é de 89 reais. Já famílias em situação de extrema pobreza são aquelas com renda por pessoa de 178 reais.

O reajuste entenderá que famílias em miséria são aquelas com renda de 92 reais por pessoa enquanto a extrema pobreza é de 192 reais por pessoa. Com isso, o valor médio do benefício subirá de 182 para 200 reais por família.

Calendário do Bolsa Família

Para receber o benefício os brasileiros devem acompanhar um calendário Bolsa Família 2022 que é disponibilizado pelo governo. O Aumento do Bolsa Família 2022 já tem um calendário que foi recentemente disponibilizado.

Número do NIS:

Todos os inscritos no Bolsa Família e em outros programas sociais do governo possuem um Número de Identificação Social (NIS). Ele é quem determina o calendário do programa.

Portanto, é preciso analisar qual é o último digito do NIS para entender em qual data será contemplado pelo benefício. Assim sendo, o calendário sobre o Aumento do Bolsa Família é dividido da seguinte forma:

  • Terminados em 1 – 11 de fevereiro;
  • Terminados em 2 – 12 de fevereiro;
  • Terminados em 3 – 17 de fevereiro;
  • Terminados em 4 – 18 de fevereiro;
  • Terminados em 5 – 19 de fevereiro;
  • Terminados em 6 – 22 de fevereiro;
  • Terminados em 7 – 23 de fevereiro;
  • Terminados em 8 – 24 de fevereiro;
  • Terminados em 9 – 25 de fevereiro;
  • Terminados em 0 – 26 de fevereiro.

Para quem desfruta do benefício é muito importante acompanhar a tabela e ficar de olho na data de liberação. Assim não correrá riscos de perder a data para saque do valor.

Como sacar o valor do Bolsa Família?

Tão importante quanto saber o valor de Aumento do Bolsa Família é saber como realizar o saque. Isso poderá ser feito em agências e caixas eletrônicos da Caixa Econômica federal.

As famílias participantes do programa podem ter acesso ao valor através do Cartão Bolsa Família 2022, que é enviado após o cadastramento.

O Aumento do Bolsa Família chega para ajudar milhões de brasileiros que tiveram suas rendas ainda mais reduzidas com a chegada da pandemia e consequentemente o aumento do desemprego e dos valores de suprimentos básicos.

Por esse motivo é importante acompanhar essas notícias e ficar por dentro de todas as alterações que ocorrem no programa.

Deixar uma resposta