O Bolsa Família é um dos programas sociais mais bem-sucedidos do Governo Federal. Criado pelo governo Lula, o benefício já favoreceu mais de 13 milhões de pessoas, retirando as famílias da pobreza e extrema pobreza. Por se tratar de um programa público, é necessário que tenha a máxima transparência na quantidade de beneficiários e também o valor destinado da União para o pagamento deste benefício. Portanto, existe o acesso público e também o Bolsa Família Acesso Restrito.
O acesso restrito ocorre para evitar a divulgação de informações pessoais dos membros familiares cadastrados no Programa. Trata-se de uma medida do Governo Federal para evitar informações pessoais sejam divulgadas, garantido a privacidade e a segurança dos dados dos beneficiados do Programa Bolsa Família.
Conteúdo do Artigo
O que é Acesso Restrito no Bolsa Família?
Quando a frase ‘acesso restrito’ aparece no site do Calendário Bolsa Família 2024 quer informar que o usuário em questão não possui permissão para acessar o conteúdo que desejada. Isto quer dizer que o usuário teve seu acesso negado para consulta de documentos de pessoas incluídas no Bolsa Família e também mais algumas outras informações. Nesta seção de acesso restrito no Bolsa Família é possível conferir informações mais detalhadas e individuais sobre os grupos familiares.
Estas informações consistem em:
- Endereço residencial;
- Númeração de CPF;
- Carteira de identidade;
- Nomes das pessoas do grupo familiar;
- Entre outras.
O acesso restrito pode acessado pelo seguinte endereço eletrônico: http://www.mds.gov.br/mds-sigpbf-web/. Na ocasião, para ter acesso ao sistema é preciso ter um usuário e também uma senha de acesso. As pessoas que tem acesso permitido nesta área podem incluir ou excluir os beneficiários do programa, assim como realizar determinadas alterações. O acesso restrito ocorre no sistema para evitar que pessoas tenham acesso a informações pessoais da renda familiar e de identificação dos membros do grupo familiar.
O que é Acesso Público no Bolsa Família
Quando nos referimos ao acesso público no Bolsa Família trata-se dos meios de comunicação onde é possível qualquer pessoa consultar informações relacionadas ao benefício. As informações que podem ser requeridas no acesso público é o nome do beneficiário, a quantia que ele recebe anualmente e também o seu Cadastro de Pessoa Física, também conhecido como CPF.
Diferentemente do acesso restrito, na consulta pública as informações são mais limitadas. Isto foi tomado para garantir a integridade física dos beneficiários do programa, eliminando assim qualquer possibilidade de pessoas mal-intencionadas captar estas informações para uso criminoso.
As consultas públicas do Bolsa Família podem ser realizadas no site da Caixa Econômica Federal (por estado, município e família) ou também no Portal da Transparência, da Controladoria-geral da União. Nesta última opção, para realizar a consulta pública do Bolsa Família o usuário deve digitar o nome do beneficiário. Então aparecerá a renda anual destinada a este beneficiário, seu nome e CPF.
Dúvida sobre Acesso Restrito no Bolsa Família
Caso tenha alguma dúvida sobre o acesso restrito no Bolsa Família 2024 o recomendado é entrar em contato com o Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família, conhecido pela sigla SIGPBF. Você pode entrar em contato de duas formas: telefone ou e-mail.
- Telefone: 0800 707 2003
- E-mail: [email protected] ou [email protected].