O Cartão Cidadão 2024 é um cartão magnético fornecido ao cidadão pela caixa Federal Econômica. Com este documento é possível ter acesso a informações relacionadas a vários programas, como é o caso da consulta do saldo do abono salarial e também do Fundo de Garantia.
Além disso, também é possível usar o cartão cidadão na internet para realizar a atualização do seu endereço, telefone e e-mail. Outros meios como o telefone e as lotéricas, também permitem o acesso as funções que podem ser executadas por via deste cartão. Continue acompanhando os próximos tópicos deste post e saiba como você pode fazer para ter o seu cartão, recuperar a senha e muito mais.
Conteúdo do Artigo
Como Fazer Cartão Cidadão
Quem tem algum benefício social por receber que requer a apresentação do cartão cidadão 2024, pode obter este documento por meio do telefone ou se dirigindo diretamente a uma das agências da Caixa. Vale deixar claro que a emissão deste cartão pela internet não é válida.
Para iniciar o processo de emissão do Cartão Cidadão 2024, é importante que o interessado também reúna os documentos necessários para a realização deste procedimento – Veja quais são esses documentos, logo abaixo:
- CTPS;
- Certidão Civil;
- Carteira de Identidade;
- Carteira de Habitação – modelo em vigor atualmente.
Como usar seu cartão para consultar o saldo do FGTS
Para saber que valor está disponível no seu cartão cidadão, você somente precisa de ter um dispositivo capaz de se conectar à internet e seguir o passo a passo descrito, logo a abaixo:
- Primeiramente acesse a página de consultas da Caixa clicando AQUI;
- Feito isso, prossiga preenchendo os espaços em branco no seu número do NIS (PIS/PASEP) e senha cadastrada;
- Finalize clicando em “OK” para ter acesso ao seu saldo.
No caso de que não tem uma senha cadastrada, será necessário clicar na opção “CADASTRAR SENHA” para poder ter uma.
Como Recuperar Senha
Para recuperar a senha do cartão cidadão você somente precisa de se dirigir a uma das agências da Caixa. É importante deixar claro que esta recuperação não pode ser realizada em outros estabelecimentos credenciados pela caixa que não sejam as próprias agências.
Você deverá se dirigir a agência tendo em mãos o seu RG, CPF e o próprio cartão cidadão 2024. Documentos como o Termo de Responsabilidade também podem ser necessários na agência para a recuperação da senha, por isso tenha em mãos esse documento antes de se dirigir a agência.
Como Tirar a segunda via do seu cartão
Quem for a perder o cartão cidadão 2024 poderá requisitar uma segunda via do mesmo. Para poder ter um novo documento é necessário que o cidadão busque atendimento na Caixa ao cidadão.
Esse contato pode ser feito via Telefônica por meio do número 0800-726-0207. Além desse meio de atendimento, também é possível obter um novo cartão dirigindo-se diretamente a uma das agências da Caixa Econômica Federal.
No momento da solicitação da 2 via cartão cidadão 2024 pelo uso de qualquer um dos meios mencionados acima, o interessado deve ter consigo os seus documentos pessoais (CPF, número de RG, etc.).