Alistamento Militar 2022: Inscrições Online, Datas

Se você é jovem, e vai completar 18 anos em 2022, não deixe de realizar o seu alistamento militar 2022. Todos os jovens do sexo masculino devem fazer o alistamento militar 2022 no ano em que completam 18 anos, sob pena de ser impedido de fazer concurso público, fazer passaporte, e estudar em universidades.

O alistamento militar 2022 é obrigatório apenas para jovens do sexo masculino, sendo opcional para jovens do sexo feminino. Se, por acaso, eles deixam de comparecer e realizar todos os procedimentos necessário poderão enfrentar alguns problemas como, por exemplo, não poder tomar posse de cargo no serviço público ou mesmo se matricular em uma instituição de ensino, já que este ponto é cobrado.

Alistamento Militar 2022
Alistamento Militar 2022

Então se você está prestes a completar 18 anos e não sabe como funciona o alistamento militar 2022 é só ficar tranquilo e me seguir neste artigo. Vamos lá?

Inscrição para Alistamento Militar

Não sei se você sabe, mas hoje é possível realizar dois tipos de inscrição no alistamento militar: uma de forma presencial e outra pela internet. Primeiramente vou te mostrar como funciona a primeira e no tópico seguinte apresentar o modelo de inscrição virtual.

Alistamento Militar Presencial

No alistamento militar presencial é necessário procurar um posto de atendimento responsável pela realização da inscrição e apresentar toda a documentação necessária (você encontra a relação dos documentos no respectivo tópico presente neste artigo).

Dependendo da sua localidade você deverá se apresentar ao Quartel do Exército ou então ao órgão da prefeitura de sua cidade, que é responsável por tal atendimento e seguir todos os procedimentos necessários.

Alistamento Militar Presencial

Veja Também:


Alistamento Militar Online

Esta é uma nova modalidade que permite facilitar o processo, já que se utiliza, para tanto, a internet. Mas é importante verificar antes, se a Junta de Serviço Militar (JSM) da sua cidade está devidamente incluída no sistema online.

Alistamento Militar Online 2022
Alistamento Militar Online 2022

E tal informação pode ser encontrada através do próprio Exército Brasileiro, que você pode pesquisar diretamente no portal através deste link.

Umas das vantagens encontradas na Inscrição Online no Alistamento Militar é que ela facilita a vida do jovem brasileiro, que reside no território nacional ou então no exterior. Para fazer a inscrição é preciso seguir o procedimento abaixo:

  • Acesse o site do Alistamento Militar por meio deste link;
  • Na página inicial, clique na opção “Quero me alistar”;
  • Em seguida, clique em “Alistamento Militar”.

Uma nova página será aberta com uma mensagem que lhe informa a necessidade de inserir o número do seu CPF e senha. Caso seja o primeiro acesso, faça o cadastro no sistema. Depois prossiga todo o processo.


Documentos Necessários

Os documentos exigidos para o Alistamento Militar são os seguintes:

  • 2 fotos recentes no formato 3×4;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de Nascimento, Casamento ou Carteira de Identidade (RG) original;
  • Registro de Emancipação (para os jovens indígenas);
  • Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (se for aplicável).

Calendário do Alistamento Militar 2022

É importante ficar atento ao calendário para não perder o prazo do Alistamento Militar e assim precisar pagar multa.

Como é costume, todos os anos o alistamento é realizado no meio do ano, e para 2022 o seu prazo está previsto para ser encerrado no dia 30 de junho.

Por ora, se você for se alistar deverá antecipar esta data, para não correr risco com possíveis imprevistos.

E para ficar por dentro de todas as novidades é só acompanhar o nosso blog, pois sempre atualizaremos as informações para você.


Alistamento Militar Feminino 2022

Vale ressaltar que, ao contrário dos homens, o alistamento militar feminino não é obrigatório, e por isso mesmo o procedimento é realizado de forma diferente.

Se você é uma jovem que deseja realizar o alistamento militar 2022 deverá escolher uma das seguintes opções: ingresso como voluntária ou então por concurso público (neste último caso, para quem pretende seguir carreira militar).

Alistamento Militar Feminino
Alistamento Militar Feminino

Para conhecer cada uma dessas modalidades e forma de ingresso é só clicar neste link e verificar todos os detalhes e procedimentos necessários.

Caso você se identifique e queira seguir uma carreira militar poderá atuar em diversas ações, inclusive missões de paz no exterior.

Espero que tenha gostado deste artigo? Deixe a sua curtida e compartilhe com os seus amigos. Até a próxima!

8 comentários

    • Procure a junta de serviço militar mais próxima da sua residência com seu documento de identidade com foto e CPF.

Deixar uma resposta