O trabalhador brasileiro possui direito aos mais variados benefícios no momento da precisão. Um deles é o Programa de Integração Social, popularmente conhecido como PIS. Trata-se de um benefício pago anualmente com objetivo de fazer a junção de empregado e empregador. No entanto, para ter direito é preciso que faça o cadastro PIS 2024. Não sabe do que se trata? Leia o artigo abaixo.
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Quem tem direito ao PIS 2024?
Infelizmente, não são todos os trabalhadores com carteira assinada que possuem direito ao benefício do PIS 2024. É preciso que o cidadão estabeleça alguns requisitos junto ao PIS para terem esse benefício em conta. Os requisitos em questão são:
- Estar cadastrado no Programa de Integração Social por, no mínimo, cinco anos. No caso, é preciso ter sido inscrito no ano de 2011;
- Ter suas informações fornecida a Relação Anual de Informações Social, mais conhecida como RAIS, e endereçada a Ministério do Trabalho no prazo estabelecido;
- Ter recebido uma remuneração de, no máximo, dois salários mínimos no ano-base – cerca de R$1760;
- Ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias no ano anterior.
Sem obedecer aos quatros requisitos definidos pelo Ministério do Trabalho e Governo Federal, certamente, o usuário não poderá ter acesso ao calendário PIS 2024. Mesmo estando cadastrado no banco de dado do Programa de Integração Social Caixa.
Cadastro PIS 2024 – Cidadão
O número do Programa de Integração Social é de interesse dos trabalhadores, pois por meio esse benefício os empregados poderão acessar benefícios previdenciários e os relacionados ao Ministério do Trabalho. No entanto, só poderão participar do PIS, as empresas que realizam o cadastro dos funcionários na Caixa.
O cadastro no PIS é feito pelo cidadão inicialmente em uma agência da Caixa Econômica Federal, e é necessário para realização da Carteira de Trabalho. Se você já possui carteira de trabalho, não é necessário se cadastrar novamente caso tenha trocado de empresa.
Cadastro PIS pela Agência Caixa
Para realizar o seu cadastro PIS 2024, a maneira mais simples é através da agência, para isso compareça a Caixa Econômica Federal portando:
- Documento de Identificação com Foto;
- CPF;
- Comprovante de residência (caso possua).
Chegando na agência você deverá informar que deseja realizar o cadastro PIS e então, obter a carteira de trabalho. O processo é realizado em pouco minutos. Depois de ter solicitado o benefício, o trabalhador receberá o número do NIT.
Veja também: Saiba quais são os documentos solicitados para realizar seu cadastro no Bolsa Família 2024.
Cadastro PIS 2024 – Empresa
O cadastro no PIS é realizado pela empresa no qual o cidadão presta trabalho. Isto, claro, com ressalva para os autônomos e domésticas. Existem várias formas de realizar o cadastro PIS 2024, uma delas é por meio da internet. Esta forma é bem prática e fácil. Para tanto isto pode ser realizado no sistema do Cadastro Empresa ou também Conectividade Social.
Entretanto, o cadastro é apenas realizado de forma manual e individual, ou seja, um por um. Para fazer o cadastro de seus empregados no PIS, o empregador precisa ir até uma agência da Caixa Econômica Federal e pedir a permissão para tal atividade. Este pedido é feito por meio de um requerimento e respondido dentro de até cinco dias úteis.
O cadastro no PIS pode ser realizado de duas maneiras. Através do Cadastro Empresa, da Caixa Econômica, ou também CNS – Conectividade Social. Sendo que neste último caso, o empregador não necessitará da autorização da Caixa.
Cadastro PIS pela Internet
Para realizar o cadastro de forma online é precisa seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse a seguinte página: https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CONVENIADO01;
- Espere a mesma carregar;
- Agora informe os dados necessários, como CPF, nome completo, data de nascimento, nome completo da mãe e número do RG.
- Por fim, clique em enviar.
Uma alternativa para os empregadores que possuem milhares de empregos é o cadastro do PIS em lote. Trata-se de uma formula rápida e fácil de incluir os milhares de trabalhadores no cadastro do PIS. Para tanto, o empregador deve acessar o Conectividade Social e fazer download do arquivo, preencher de acordo com modelo todas as informações requeridas.
Aos cadastrados no PIS, é necessário que fique bem atento as regras. Estar cadastrado não quer dizer que irá receber de certeza o benefício, portanto é preciso saber quem tem realmente direito.
Cadastrar Senha do PIS
A senha do PIS é necessária para acessar diversas informações do benefício, entre elas o saldo. Para saber quanto você irá receber e quando o valor será debitado é preciso fazer o cadastro da senha no site da Caixa.
Confira abaixo o passo a passo de como realizar o cadastro:
- Clique aqui para acessar o site da Caixa;
- Informe o seu número do PIS e clique em “Cadastrar Senha”;
- Agora informe uma senha de sua preferência, que você não vá esquecer, e volte a página inicial.
Com sua senha criada já será possível acessar as informações do seu benefício.