ID Jovem 2022: Como fazer Cadastro da ID Jovem 2.0

A identidade jovem 2022 é mais um projeto do governo federal para que muitos jovens de baixa renda tenham acesso a transporte interestadual gratuito. Entretanto muitos desses jovens não sabem desse direito e estamos aqui para explicar como funciona e como você pode ter acesso ao ID Jovem 2022.

Infelizmente esse benefício não é muito divulgado pelos portais de notícias e outros sites. Então vamos passar todas as informações necessárias para que estudantes e jovens possam pleitear esse direito para ter oportunidade de ter benefícios sociais.

No entanto, o jovem precisa cumprir alguns critérios básicos para conseguir ter acesso a identidade jovem e utilizar essa tão importante ferramenta de inclusão social. Acompanha o nosso artigo para saber tudo sobre esse direito!

✔ Saiba também como funciona o Sisvan o Bolsa Família 2022.

Como Funciona a Identidade Jovem 2022

O ID Jovem está integrado ao cadastro único do governo federal, que é o mesmo para usar em programas sociais. O jovem tem direito a meia entrada em eventos artísticos, shows, culturais e de entretenimento e também pode viajar gratuitamente ou ter direito a 50% de desconto em viagens interestaduais.

O jovem pode viajar com esse desconto ou de forma gratuita em embarcação, trem, ônibus. Ele tem direito a duas passagens gratuitas ou 2 passagens com metade de desconto. No entanto, os jovens que podem acessar o ID Jovem são aqueles que estão cadastrados no cadastro único 2022 do governo federal e que esteja com os dados atualizados.

Quem pode fazer o documento

Por ser um programa muito ampliado, que pode auxiliar muitos jovens brasileiros, é preciso ter algumas regras básicas. Veja aqui quais são elas e se você tem direito:

  • É preciso que o jovem tenha entre 15 e 29 anos;
  • Estar cadastrado no Cadastro Único do governo federal na qual os jovens participantes de programas sociais tenham mais facilidade de acesso ao ID Jovem;
  • Estar com todos os dados pessoais atualizados em menos de 24 meses para ter direito;
  • Ter uma renda familiar de no máximo dois salários mínimos;
  • Ter o número do NIS 2022, que é um tipo de identificação para o governo federal.

Para saber o número do seu NIS, você pode consultar através do seu cartão cidadão, consta também na carteira de trabalho, no extrato do FGTS, dentre outras formas.

✔  Descubra também quem deve fazer o Recadastramento Bolsa Família 2022.

Como fazer a sua

Se você se encaixa dentro das regras que citamos acima, você pode procurar a gestão municipal do Cadastro Único para fazer a sua inscrição do ID Jovem.

  • Você encontra a gestão municipal da sua cidade na secretaria de Assistência Social, que pode ser conhecida também como CRAS ou no órgão que coordenada o cadastro único da sua região.
  • No momento que o jovem procura o órgão responsável de sua cidade, ele precisa pedir a lista de documentos necessários para fazer o seu cadastramento ao ID Jovem.
  • Cada município pode ter algumas regras um pouco diferente quanto aos documentos, que inclui:
    • CPF
    • comprovante de residência
    • identidade oficial com foto
    • declaração escolar
    • carteira de trabalho
    • dentre outros.

Com o número do NIS em mãos, que em média demora 24 horas para ser gerado, o jovem então poderá ter acesso ao seu ID Jovem.

Com o ID Jovem em mãos, o adolescente terá acesso a meia entrada em eventos culturais, shows, eventos artísticos, esportivos, entretenimento e lazer. Também poderá viajar gratuitamente em transportes interestaduais ou ter um desconto de 50%.

Está esperando o que para cadastrar no ID Jovem e ter acesso a esses ótimos direitos? Procure o CRAS da sua cidade e faça já o seu cadastramento.

2 comentários

  1. Daniela de oliveira santos
    Daniela de oliveira santos

    Já fiz o recadastramento 02 vezes e continua cancelado. Estou precisando demais!

Deixar uma resposta